FUMEIRO BÍSARO IGP



É um enchido fumado, obtido a partir de carne de porco de raça bísara ou cruzamento desta raça, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes (DOP), condimentada com sal, alho e colorau. É constituída por uma pasta fina na qual se podem aperceber pedaços de tamanho reduzido (carnes desfiadas), cheia em tripa delgada e seca de vaca. COMO SE DEVE CONSUMIR: assada ou frita.

É um enchido fumado, obtido a partir de carne, gordura, ossos e cartilagens, provenientes das partes da costela e coluna vertebral de porco da raça Bísara ou cruzamento desta raça, cheios em estômago (“bucho”), bexiga ou tripa do intestino grosso do porco (“palaio”). As carnes com os ossos e as cartilagens são devidamente condimentadas com sal, alho, colorau, louro, água e vinho branco ou tinto da região. COMO SE DEVE CONSUMIR: cozido.

Também denominada localmente por Linguiça de Vinhais, é um enchido de carne e gordura de porco de raça bísara ou cruzamento desta raça, cheia em tripa delgada de porco ou de vaca, de secção cilíndrica e fumada. A carne e a gordura utilizadas são devidamente condimentadas com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho colorau e louro. COMO SE DEVE CONSUMIR: crua, assada ou cozida, dependendo do tempo de cura.

É um enchido fumado constituído por carne magra e carne gorda de porco da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça, sangue de porco, pão regional, mel, amêndoas e azeite de Trás-os-Montes (DOP). É cheio em tripa delgada de vaca ou porco. As carnes e gorduras de porco são condimentadas e cozidas em água, as carnes desfiadas são adicionadas ao pão regional, formando uma massa que é finalmente condimentada e à qual se adicionam os restantes ingredientes. COMO SE DEVE CONSUMIR: cozida.

É um enchido fumado, obtido a partir de carne, gordura de porco da raça Bísara ou produto de cruzamento desta raça, pão regional de trigo e azeite, cheio em tripa do intestino grosso de porco. A carne e gordura de porco são devidamente condimentadas com sal. Depois de cozidas são desfiadas e misturadas com o pão, formando uma massa, que finalmente é condimentada com colorau, alho e azeite. COMO SE DEVE CONSUMIR: cozido.

É obtido a partir das pernas de porcos da raça Bísara, adultos, machos ou fêmeas excluíndo os machos inteiros. Depois de um período de salga durante cerca de 30 dias, o sal é eliminado através de uma lavagem e o presunto é untado com uma mistura de colorau, azeite e banha. Posteriormente é exposto à acção pouco intensa e gradual do fumo de carvalho ou castanho. A cura e envelhecimento é feita em local frio e seco. COMO SE DEVE CONSUMIR: cru, em finas fatias ou em nacos.

É um enchido de carne de lombo e lombinho de porco de raça bísara ou cruzamento desta raça, cheio em tripa grossa de porco com formato recto, cilíndrico e fumado. A carne utilizada é devidamente condimentada com sal, vinho tinto ou branco da região, água, alho, colorau e louro. COMO SE DEVE CONSUMIR: preferencialmente em finas fatias, depois de curado, ou assado enquanto fresco

Grão a Grão
Quinta das Poldras
Alfaião 5300-401
Bragança - PORTUGAL
© Copyright 2016 Grão a Grão